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09
abr

B2L participa da venda do Shopping Rio Anil em São Luiz

A B2L empresa que atua na área de negócios em todo o Brasil no segmento de médias empresas, assessorou o Rio Anil Shopping na venda de 50% de sua participação à BR Malls, no valor total de R$ 120 milhões. O sócios Rubens Serra e Ulisses Sousa estiveram a frente das negociações que resultaram na aquisição da Rio Anil pela líder do setor de shopping: BRMALLS.

 Esta é a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil, com participação em 46 shoppings, que totalizam 1.449,5 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e 817,9 mil m² de ABL próprio. A BRMALLS é a única empresa nacional de shopping centers com presença em todas as cinco regiões do Brasil, atendendo aos consumidores de todas as diferentes classes sociais no país.

 O valor do shopping ficou estabelecido em 260 milhões de reais.

 Segundo o CEO da B2L, Rodrigo Bertozzi, a meta da corporação é atingir em 2012 um total de 1 bilhão de negócios realizados em expansão, compra e venda de empresas. “Estamos no caminho para estimular as empresas de médio porte a verem que existe todo um universo de possibilidades para ser aproveitado, para que possam se expandir e por efeito direto – gerar mais empregos e estar preparados para competição nacional e internacional”, completa Bertozzi.

 O sócio no Espírito Santo e sócio de Brum & Advogados, Ricardo  Brum, afirma que a  “B2L está na busca por desenvolvimento regional, por empresas que pretendam crescer e que tenham a participação para isto atrelar-se a fundos nacionais ou estrangeiros ou mesmo em operações de expansão”. 

 Nossa proposta de pauta é sobre a forma de atuação da B2L e como ela vem detectando negócios no hoje, chamado “ middle market “ brasileiro, representado por empresas com capital de até 500 milhões de reais. 

Seguem dados atualizados das atividades da B2L:

 RAIO X – B2L

Negócios: 6,2 Bilhões cadastrados
Negócios fechados em 2012: 260 milhões
Meta para 2012: Fechar 1 bilhão de reais.
Operações de Venda de Empresas: 58%
Operações de compra de Empresas: 7%
Investimento: 27%
Start-up: 7%
Sócios: 42
Presença no Brasil: 24 Estados
Presença no Exterior: 4 Países
Colaboradores: mais de 600


DETALHES TÉCNICOS DA OPERAÇÃO:

Resumo da Operação:

- A BRMALLS adquiriu 50% do Rio Anil Shopping nesta data pelo valor total de R$120 milhões, dos quais R$85,7 milhões serão pagos a vista e R$ 34,3 milhões serão destinados a quitação de uma dívida do antigo empreendedor. Estimamos que esta operação gere uma TIR, real e desalavancada, para a companhia de 13,1%.

- Para 2012 a estimativa é que o Shopping gere um NOI total de R$20,6 milhões (incluindo receita de serviços), e que o NOI total estabilizado, atinja R$26,8 milhões. Considerando o valor pago pelo shopping, esta operação representa um cap rate de entrada de 9,1% e um cap rate estabilizado de 11,6%.

- Caso a transferênciade titularidade da dívida atual, no montante de R$34,3 milhões, seja operada, a companhia optará por não liquidar a operação à vista, dado as condições favoráveis apresentadas. Por ser uma dívida de longo prazo (93 parcelas mensais) a um custo nominal de 8,5% a.a., a BRMALLS elevará a TIR para 14,1% com esta aquisição.

- Na mesma data a BRMALLS comprou uma participação de 50% na futura expansão do Rio Anil Shopping, que tem previsão para inaugurar no 4T13. A BRMALLS será responsável pela comercialização do empreendimento e assinou o contrato no formato de Preço Máximo Garantido, assegurando-se de que o Capex total da expansão não ultrapasse o valor estipulado de R$ 30 milhões, participação BRMALLS.

- Esta expansão adicionará 11,8 mil m2 de ABL total e 5,9 mil m2 de ABL próprio, um aumento de 44,8% em termos de ABL total e próprio ao shopping atual. A expansão contará com um total de 115 lojas e 550 vagas ao estacionamento.

- Estima-se que o projeto de expansão gere um NOI estabilizado 4o ano de R$5,9 milhões e alcance uma TIR de 21,8%, real e desalavancada.

Considerando esta aquisição, passamos a deter participação em 46 shoppings, elevando o nosso ABL próprio em 13,1 mil m², chegando a um total de 817,9 mil m², e o ABL total em 26,3 mil m², alcançando 1.449,5 mil m², atingindo uma participação média de 56,4% no nosso portfólio. Este é o 2º shopping da companhia no estado do Maranhão e o 6º na região Nordeste do país, alcançando um ABL total e próprio de 213,5 mil m² e 95,7 mil m², respectivamente.

Após a aquisição a BRMALLS acredita que poderá colaborar para evolução do resultado do shopping através da forte equipe comercial e da implementação do padrão de gestão da companhia.